Seja activo na prevenção diária do cancro

  • 1/3 das mortes por cancro é atribuído a hábitos alimentares errados e à inactividade física.
  • 75 a 80%  da maior parte dos cancros são causados por factores associados ao estilo de vida.
  • 30% dos cancros estão directa ou indirectamente relacionados com a nutrição.
  • 40% dos cancros podem ser evitados com mudanças no estilo de vida.

FACTORES DE RISCO ALIMENTARES

  • Gordura saturada: carnes vermelhas, enchidos.
  • Excesso de calorias e açúcares – obesidade.
  • Alimentos tostados.
  • Excesso de bebidas alcoólicas.
  • Muito sal.

RECOMENDAÇÕES PARA A PREVENÇÃO

Alimentos que ajudam a prevenir o cancro, ajudam a remover substâncias cancerígenas e podem inibir o crescimento de células malignas. Alimentos diferentes podem combater o cancro de maneira diferente, por isso a alimentação deve ser variada e equilibrada.

  • Limite o consumo de gorduras saturadas e de alimentos ricos em açúcares e sal.
  • Reduza o consumo de carnes vermelhas – Prefira as carnes brancas (aves, coelho) e o peixe. Os peixes gordos (sardinha, cavala, salmão) são fontes de Ómega-3, que protegem contra o cancro.
  • Não coma alimentos pré-confecionados – contêm muito sal. Utilize ervas aromáticas e especiarias para temperar os seus pratos.
  • Não reutilize as gorduras – use pouca gordura na confecção de alimentos e prefira azeite.
  • Aumente os produtos hortícolas e fruta nas suas refeições – as hortaliças de cor verde escura (espinafres, couves, brócolos) contêm sulfurafanos, além de fibra.
  • Inclua leguminosas na sua alimentação – os legumes de cor vermelha e roxa (tomate, beterraba) são ricos em licopeno (potente antioxidante). Contêm também fibras, vitaminas e minerais.
  • Consuma cereais integrais – pelo seu alto teor em fibra.
  • Tenha especial atenção à preparação dos alimentos total e parcialmente carbonizados. Prefira cebola e alho para temperar.
  • Modere o consumo de bebidas alcoólicas – o consumo excessivo de álcool aumenta o risco de desenvolvimento de cancro. Prefira água.
  • Leia o rótulo dos alimentos.
  • Combata a obesidade.
  • Pratique actividade física regular.

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